O escritor Michel Yakini lança seu terceiro livro, o primeiro dedicado exclusivamente à crônica. O autor, que também é articulador cultural e um dos fundadores do Sarau Elo da Corrente, realizado em Pirituba, faz uma trança entre suas paixões: o futebol e a literatura.

 

Em uma narrativa diversa, ele move-se pelo imaginário do esporte que, mesmo alocado em uma sociedade contraditória, move paixões e é fonte de beleza e poesia.

 

“Crônicas de um Peladeiro” reúne histórias dos saudosos campinhos de terra em Pirituba, das ‘peladas’ na quadra da escola, das ligas amadoras de futsal, das várias tentativas do autor em ser jogador profissional, das várias caneladas pelos times de várzea, além das memórias de arquibancada (ora gloriosas, ora tristes). 

Sarau Perifatividade - julho/2015 - Mutirao de Moradia do Jd São Saverio

Lançamento do livro na Biblioteca Mário de Andrade  set/2014.

O Negro no Futebol Brasiliero, de Mario Filho

 

Para quem não sabe, vale a pena ler e conhecer a obra do escritor e filósofo da bola Mário Filho. Este livro editado pela primeira vez em 1947. Empírico e rapsodo da bola, Mário Filho criou o jornalismo esportivo como conhecemos hoje, concebeu e nomeou o Estádio Municipal do Maracanã, inaugurou o clássico Fla-Flu e criou o Torneio Rio-São Paulo, que se tornaria o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (vulgo “Robertão”), embrião do Campeonato Brasileiro.

Livro:"Futebol ao Sol e à Sombra", de Eduardo Galeano

 

Acima do futebol está a lenda. Uma estranha magia se impõe ao esporte. E o jogo se transforma em saga, desperta paixões, cria mitos, heróis, glórias e tragédias. Exaltado pelas multidões, criou em seu lado sombrio um mundo à parte, onde envolve poderosíssimos interesses políticos e financeiros

Todo material do site pode ser reproduzido por qualquer veículo de comunicação, desde que citada a fonte e mantida a íntegra do material. © 2014 

  • Twitter Clean
  • Facebook Clean